APRESENTAÇÃO

Este blog foi criado com o objetivo de documentar “Margens silenciadas: arte colaborativa e a busca por protagonismo”, minha pesquisa de Mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Extrapolando a escrita da Dissertação, este espaço virtual é uma forma de compartilhar arquivos, experiências e imagens que fomentaram e inspiraram esta pesquisa de dois anos. A Dissertação está centrada em dois projetos brasileiros, em atividade: o coletivo Dulcinéia Catadora (São Paulo) e o coletivo Sopapo de Mulheres (Porto Alegre).

A Dissertação  teve início em agosto de 2014, quando me propus a pesquisar trabalhos em arte em que a criação não estaria centrada apenas na figura do artista, mas expandia-se para outras autorias, com criação coletiva e colaborativa. O interesse em processos coletivos em arte me acompanha desde meu Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais/UFRGS, 2013), quando pesquisei dois coletivos de artistas, o Upgrade do Macaco e o Metagrafismo. Todavia, o interesse na pesquisa voltada para a produção em arte colaborativa realizada em zonas periféricas de cidades brasileiras surgiu após eu integrar o projeto Descentralização da Cultura da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, do qual ofereci por dois anos oficinas de arte no CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil), no Hospital Conceição, na Amavtron (Associação de Moradores da Vila Tronco), no Trabalho Educativo Cencor I -Orfanotrófio e no Centro de Convivência Ilê Mulher, espaço de apoio para pessoas em situação de rua. Atualmente integro a produção de “Ir e vir e permanecer”, projeto de Mestrado de Renato Levin Borges (PPGEdu/UFRGS), produção audiovisual realizada com integrantes do Jornal Boca de Rua.

Este espaço virtual abriga os programas de rádio produzidos pelo coletivo Sopapo de Mulheres (radiovisual Ruídos Urbanos), vídeos e imagens do coletivo Dulcinéia Catadora, assim como outros projetos colaborativos que abarcam e inspiram a pesquisa. Em Documentos de Pesquisa relato brevemente algumas experiências obtidas durante estes dois anos, como visitas aos espaços e entrevistas realizadas com artistas e participantes dos projetos. Em Textos, compartilho alguns escritos que apoiam a Dissertação, além de textos sob minha autoria.

Arquivo compartilhado é como um diário virtual, onde registro falas, vídeos, fotos e materiais coletados neste percurso. É um espaço em constante mudança, aberto para novos materiais e diálogos.

Obrigada pela visita!

Luiza Abrantes

 

 

12746236_1068694503152669_1798480589_n

Luiza Abrantes (Porto Alegre-RS, 1989) é mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

contato: abrantes.luiza@gmail.com

 

 

 

Foto MA 2011

 

Orientação: Profª Drª Maria Amelia Bulhões (PPGAV/UFRGS)

Contato: Arte Reflexões

 

 

 

MENU INICIAL>>>

 

 

_________________________________________________________________

* Imagem destacada: Pilhas de papelão na Cooperativa Cooperglicério (São Paulo-SP), sede do coletivo Dulcinéia Catadora. Arquivo pessoal.

 

 

 

Anúncios